sábado, 21 de novembro de 2009

desabafo sufocante

vocifero contra os deuses construídos
constituídos de maneira inconstitutiva
destilo desejos destrutivos,
desde antes dos meus sonhos
mesmo assim vamos lá
prossigamos em frente,
não há como negar

vivemos tempos sombrios
por isso, evite choramingar
não alimente mais frustrações
controle suas reaçoes
não aumente o valor de sua dor
ou ignore o torpor doente
do ente querido

assim arrisco, cisco, corro riscos
driblando o fisco, mas não sei jogar bola
sou uma negação, mas não o nego
deixo de agir e nada de bom
vai surgir do nada
ao nada devo me render
não posso mais me conter

o relógio toca e eu ignoro
oro por mais dez longos segundos
segundo os quais tais sonhos se refazem
jazem passados e descontados
não evito mitos infundados
acabo me afundando em pensamentos
ocultos, cultos, doutos, moucos

poucos deles valem a pena
ou sequer entram em cena
não é drama, nem tragédia
na corrida da vida perco as rédeas
sem sentido sinto apenas
sem certeza, mas a falta
há falta

que me mata pelo peso
e o vazio não é bom
mas é meu único alento

sonho acordado com
uma espécie de suave milagre
mesmo sabendo
que não há nada capaz
de apagar o passado
não procuro redenção
apenas um propósito

apuro todos fatos
para então depurar
a mim mesmo
atiro a esmo
e acerto o alvo
ninguém está a salvo
da mudança
dos ciclos
das transições

ninguém é imune
aos ditames da vida
ninguém passa incólume
aos sofrimentos, às dores
aos dissabores da vida

afinal, não nos resta outra saída
senão seguir na missão
que para mim se traduz
e não se reduz
a procurar o meu lugar
no mundo, no fundo
naquilo que há de mais profundo
no âmago do meu ser amargo

sem ironia, clichê ou chavão
é tão difícil encarar a verdade
ainda mais quando tudo mais
parece tão vão demais

viver machuca e arde
e qual seria o caminho?
não deve ser sozinho
e a passagem contra o desafio
é apenas uma, seja qual for
assim creio que o antídoto da dor
está contido na nobre arte do amor
(rodrigo cruz)



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13

3 comentários:

  1. Muito rico. Assim como esses dez longos segundos de que falaste... geralmente eles rendem obras inteiras. Com sorte, algumas sinfonias. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras são presentes para os olhos, a mente e o coração. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Procurar seu lugar no mundo... Já seria difícil se o seu lugar fosse garantido, fixo. Ainda se torna mais difícil com todas as mudanças que passamos. Achei a poesia maravilhosamente bem escrita. Suas rimas são tão maduras!
    Fico muito feliz de ler, e acompanhar, ainda que pouco, a poesias que você expõe aqui. Quem sabe um dia não ganho uma??? :P
    Parte que mais gostei:
    "Não há nada capaz de apagar o passado/ não procuro redenção/apenas um propósito"

    ja pode virar nick de msn ;D

    ResponderExcluir

diz aí!